isacosta.net » the geek side
5.2.07
categorias: , ,
O Darren Rowse desafiou os seus leitores a responder a um questionário sobre a plataforma que estes usam e recomendam para manter um blog, de modo a recolher experiências que possam ser úteis a outros (futuros) bloggers.

As questões são as seguintes:

- Which Blog Platform do you Use?
- Why do you use it?
- What do you love about it?
- What do you wish they’d improve?
- What type of blogger would benefit from using it?


Bem, vou responder em português, pois é a língua que se fala por aqui :)

Que plataforma de blogs usas?
Esta resposta é obvia, ou não estivesse eu constantemente a falar nisso. Wordpress! Três dos meus quatro blogs estão a correr em cima desta plataforma, e o que está em falta, está actualmente a ser preparado para que também ele começar a ser gerido através de wordpress.

Porque é que a usas?
Porque parece-me ser uma das melhores soluções para quem pretende manter um blog em domínio e alojamento próprios. É muito fácil de instalar, o backoffice da plataforma está muito bem elaborado, e a sua escalabilidade é óptima, devido à quantidade e diversidade de plugins existentes.
Por a sua utilização estar tão difundida, existe uma grande comunidade de web developers e designers que estão constantemente a desenvolver plugins e themes que fazem as delicias dos seus utilizadores.

O que é que gostas mais nela?
É sem duvida o seu nível de costumização, flexiblidade, e facilidade de utilização.
Não escondo que ao principio senti algumas dificuldades de adaptação, mas desde que percebi o seu funcionamento, que não quero outra coisa.
Podemos usar themes existentes ou podemos criar o nosso, de raiz ou a partir de outros já existentes. Temos liberdade total para modifica-la.
Por ter uma API opensource permite a existência de ferramentas de desktop (ex. Ecto, MarsEdit, ...) que ajudam no processo de publicação e gestão dos posts.
Além disso, não serve apenas para publicar blogs, pode muito bem ser adaptada para outros tipos de sites.

O que é que gostavas que eles melhorassem?
A questão do spam é preocupante e o editor tinyMCE às vezes leva-me ao desespero..podiam também melhorar o editor de templates e adicionar-lhe color coding, por exemplo...

Que tipo de blogger beneficiaria com a sua utilização?
Qualquer pessoa que queira levar os blogs mais a sério. Don't get me wrong, qualquer pessoa pode levar um blog a sério seja em que plataforma for, mas o wordpress, graças às suas características, torna a experiência de manter um blog em algo completamente diferente!
É claro que isso pode implicar termos que investir em alojamento e domínio próprios, e necessitarmos de conhecimentos em HTML, CSS e algum PHP para conseguirmos tirar o melhor partido das suas funcionalidades e componentes..mas isso não deve ser impeditivo até porque documentação para aprender a trabalhar com ela é coisa que não falta por aí..
link do postPor Isa, às 03:33  comentar

De Vitor Rodrigues a 5 de Fevereiro de 2007 às 04:43
Nao sei quai sao as tuas queixas quanto ao TinyMCE, mas eu uso o Xinha (http://baptiste.us/plugins/xinha4wp/) e nao tenho razoes de queixa, alem de que ja' vem com o ImageManager incluido, que da jeito para fazer upload das imagens ao mesmo tempo que escrevemos o post.
Quanto ao spam, pouca popularidade e akismet dao conta do assunto :-)

De Isa a 5 de Fevereiro de 2007 às 04:54
O TinyMCE alera-me o codigo e formata aquilo à maneira dele e às vezes é mesmo uma pain in the ass..tou a usar o Ecto como editor externo, como tenho mais blogs é mais "confortavel", apesar de ter uns problemas marados, sempre é melhor que o outro..

O akismed é bom, mas ultimamente tem andado a deixar escarpar algum spam. Costumo sempre dar uma vista de olhos nos comentários que ele marca como spam, pois já apanhei alguns que não eram e gosto sempre de me certificar :)

De ricardo a 5 de Fevereiro de 2007 às 11:00
Wordpress, desde o íncio, pela simplicidade, versatilidade e personalização.

De Dextro a 5 de Fevereiro de 2007 às 14:01
Depois de ter usado o Movable Type durante muito tempo foi um alivio transferir o conteudo para o wordpress quanto mais não seja pela simplicidade que aquilo tem. Desde que o começei a usar que evolui bastante, o sistema de themes é simplesmente o melhor que já vi visto usar apenas funções php.

De Marco a 5 de Fevereiro de 2007 às 14:10
Olha gostei do ecto. Obrigada pela dica.

De Alcides Fonseca a 5 de Fevereiro de 2007 às 14:22
Boa tarde. Gostaria de comentar em relação ao ultimo pedaço da notícia. Não é necessário saber PHP. Existem boas alternativas com linguagem de scripting: Python, existente em todos os servers Apache e Ruby, que já é mais dificil de encontrar, mas mesmo assim possível (posso até recomendar alguns)

De momento nós na ideias3 estamos a desenvolver um sistema de blogs, e poderão ver o nosso em http://blog.ideias3.com totalmente em Ruby on Rails com ajax.

Se estiverem interessados num do género, podem falar cmg ;)

De João Craveiro a 5 de Fevereiro de 2007 às 15:49
@Alcides:
Creio que a Isa se referia a ser "necessário saber PHP" para utilizar o WordPress!... :)

De Alcides Fonseca a 5 de Fevereiro de 2007 às 16:21
Peço desculpa então, percebi mal. De qualquer maneira, sugiro que vejam novos sitemas de blog, em Rails por exemplo. Vão ver que batem o wordpress.

De João Antunes a 5 de Fevereiro de 2007 às 17:07
Textpattern (http://textpattern.com)

Habituei-me a ele, e é bastante simples de configurar como um CMS.

De Plataforma de blog: o quê e porquê? ‹ lâmpada azul a 5 de Fevereiro de 2007 às 20:35
[...] Tendo tomado conhecimento pela Isa, decidi divulgar (e, de certa forma, aderir) à iniciatia de Darren Rowse: Which Blogging Platform Do You Use and Why? — Open Mike. [...]

 

Isa. Webdesigner, geek, apple fangirl assumida, necessita tanto de uma ligação à internet como do ar que respira. Adepta das novas tecnologias e sempre atenta às novidades!

online