isacosta.net » the geek side
6.3.07
...relativamente a Janeiro, até foi um mês bastante calmo.

No dia 2 acordamos com lançamento da versão 1.0 daquele que é talvez o mais famoso IM para MacOS X, o Adium.

No dia 6, e em resposta às acusações de vários países que estão contra a iTunes Store devido à questão da gestão de direitos digitais (DRM), Steve Jobs explica numa carta aberta, que a Apple só actua deste modo por imposição das próprias editoras discográficas, numa tentativa de combater a pirataria (e que se tem revelado ineficaz). Nessa carta, Steve explora três alternativas sobre o futuro desta questão, sendo que numa delas, sugere que os DRM sejam abolidos pelas editoras, de modo a que todas as músicas vendidas pela iTunes Store sejam passíveis de serem ouvidas noutros leitores que não apenas o iTunes e o iPod.
O mundo aplaudiu a atitude de Jobs, mas algumas editoras nem por isso ficaram impressionadas..
[Ler mais sobre este assunto aqui, aqui e aqui também]

A 7, o Google anunciou que já não era necessário receber um convite para se poder criar uma conta no Gmail.

Ainda neste dia, o Yahoo lança um novo serviço, o Yahoo Pipes, um agregador interactivo, que permite manipular de forma simples, dados vindos das mais diversas fontes.
[Ler mais sobre este assunto aqui e aqui também!]

Dia 9 começou com noticia de que a Wikipedia corria o risco encerrar dentro de três a quatro meses. Um post lançou o reboliço, e outros seguiram-se. Contudo, tratou-se de uma questão de má interpretação das palavras da presidente da fundação Wikimedia, Florence Devouard, durante a sua keynote, que abriu a LIFT 07. Podemos todos dormir descansados que o nosso site favorito não vai certamente desaparecer tão cedo :)
[Ler mais sobre este assunto aqui, aqui e aqui também]

Por cá, a 12, um sismo abalou o mundo off e online.
[Ler mais sobre o assunto aqui!]

A 16, o Google passou a reportar os seus subscritores ao Feedburner, causando um aumento significativo nas contas dos utilizadores do serviço.
[Ler mais sobre este assunto aqui e aqui também. E aqui fica também um link para um artigo bastante interessante sobre feeds!]

A 21 o Google volta a ser noticia, devido ao lançamento da primeira edição do pack Google Apps, que inclui uma serie de ferramentas e serviços do Google.
[Ler mais sobre este assunto aqui, e aqui também!]

A dia 22 foi lançada a nova versão do SAPO Notícias, que se fazia acompanhar de uma agradável novidade, o SAPO Local.
Foi também o dia em que deu-se finalmente o desfecho da novela Apple/Cisco em relação à questão da utilização da marca iPhone, tendo ambas as empresas acordado em partilhar a utilização desse nome nos seus produtos.
[Ler mais sobre o assunto aqui e aqui também!]

No último dia do mês mais curto do ano, ficamos a saber que a Adobe planeia lançar dentro de seis meses, uma edição online gratuita do Photoshop.
[Ler mais sobre o assunto aqui e aqui também!]

E com o dia 28 já prestes a terminar, foi finalmente lançada a tão esperada versão MacOS X do SAPO Messenger.
[Ler mais sobre esse assunto aqui, aqui e aqui também!]
link do postPor Isa, às 00:55  comentar

 

Isa. Webdesigner, geek, apple fangirl assumida, necessita tanto de uma ligação à internet como do ar que respira. Adepta das novas tecnologias e sempre atenta às novidades!

online