isacosta.net » the geek side
7.3.07
categorias: , ,
Desde há uns meses para cá que noto que algumas fotos que coloco no Flickr não ficam fiéis às originais. Ao principio não ligava muito, pensei que se tratava de algum problema do serviço ao processar as fotos que enviamos, o Flickr aplicar-lhes algum "tratamento" marado que as deixavam um pouco deslavadas (perdiam a alguma da saturação original). Mas quando comprei a EOS 400D, comecei a ser mais exigente com as fotos que ponho online, e realmente, vejo que o aspecto delas lá, não tem nada a ver com as originais que tenho localmente, o que me aborrece um bocado..

Quis saber qual a causa disto, e comecei por ver como as fotos estavam a ser exportadas pelo Aperture. Experimentei diversas opções de perfis ColorSync e o único que estava ligeiramente mais fiel à original quando vista no Flickr, era o perfil RGB genérico, e não o sRGB como seria de esperar. Apesar da situação incomodar-me, acabei por não perder muito mais tempo com isso..

Acontece que há uns dias, andei a tirar fotos em formato RAW e aí é que as coisas se complicaram, porque o Aperture não reconhece os RAW's da 400D e tive que recorrer ao Photoshop. Tratei e exportei os RAW'e em JPGs, so far so good. Depois fui "uploadar" as fotos para o Flickr e, surpresa das surpresas, as fotos estavam todas com umas cores francamente más e nada tinham a ver com as originais.
O pior foi quando me lembrei de ir abrir as fotos no Safari. Estavam igualzinhas às originais.
Depois de inúmeras tentativas para salvar uma foto cujas cores ficassem com o resultado esperado, a coisa terminou num screenshot no Firewoks. Sei bem que foi uma solução muito pouco profissional, mas os desespero às vezes levamos a fazer destas coisas..

comparação

Ok, então o problema não é do Flickr, nem do Aperture ou do Photoshop ou do iPhoto)..é do browser, ou melhor, dos browsers, porque descobri que apenas o Safari é o único que suporta bem os perfis de cor. Todos os outros, Mozilla, Firefox, Camino, Internet Explorer, Opera, etc, são "color unmanaged", e são a causa da visualização desaturada das fotos quando publicadas na net (se as gravarmos localmente e abrirmos num programa qualquer, as fotos estão com a saturação correcta).
Uma visita pelos foruns do Flickr mostrou-me que não estou sozinha no universo e que muita gente se debate com o mesmo problema que eu. Basicamente, esta questão anda a infernizar a vida a muita gente, que tal como eu, atribuíam a culpa ao Flickr, mas as respostas são quase todas iguais: a culpa é dos browsers e dos perfis de cor, e dos color managements e dos color spaces e uma data de termos que eu ainda não apanhei lá muito bem..

Reparei que as fotos que estamos a trabalhar no Photoshop, vão aparecer no Flickr (excepto se visto com o Safari) como se as tivéssemos gravado pela via do "Save for the web", uma opção que nunca escolho, precisamente por as fotos nunca ficarem com as cores originais e por perderem o EXIF.
Alguns utilizadores do Flickr sugeriram truques para contornar o problema, já experimentei alguns mas sem sucesso..

Parece-me também que esta questão é mais frequente por entre mac users, embora algumas pessoas tenham dito que afecta igualmente utilizadores doutros sistemas operativos..não sei e gostava de saber...acho que vou investigar mais um bocadinho..

A começar por visitar estes links:

Gballard
International Color Consortium
Color space

[UPDATE]

Pronto, já fiz a experiência em Windows.
Gravei a foto do flickr e sobrepus à que está online. Resultado, as cores da imagem local estão exactas.
Abri a foto no Photoshop (cujas definições das cores são idênticas às que tenho no PS no mac) e fiz "Save as" e "uploadei". Resultado: igual à que já estava online..
Provavelmente a questão de isto ser notado com mais frequência por entre os mac users, é porque os users de outros sistemas não têm o Safari para ver as diferenças..

Portanto, missão agora é descobrir como gravar as fotos de modo a não perderem a informação de cor nem o EXIF!
link do postPor Isa, às 02:51  comentar

De João Antunes a 7 de Março de 2007 às 03:07
Outro recurso (http://blogs.smugmug.com/onethumb/2007/02/14/this-is-your-mac-on-drugs/) - com explicação, screenshots e soluções.

De Isa a 7 de Março de 2007 às 03:29
Conheço esse post, e inclusive experimentei a fazer o que eles sugerem, mas não me serviu de muito..
Desde que comecei a usar mac que notei que as cores dos monitores são diferentes e tive algumas chatisses com sites, por causa disso.. por acaso o fireworks tem uma opção (windows gamma) que dá uma certa ajuda nisso..

Mas também tenho tido alguns problemas com perfis de cor no photoshop em windows, a ver se amanhã não me esqueço de fazer um teste com uma foto do flickr..

De Rui Moura a 7 de Março de 2007 às 10:05
Já me debati com isso, mas não sabia de tão grande problema. Eu já me habituei a ver as cores algo esbatidas e "alteradas", mas também tem a ver com o monitor do laptop. Não é nada fiável a nível de cores. Tendo em conta que, na realidade, as fotos não ficam alteradas, nunca me preocupei muito com isso. Vou dar uma olhadela aos links.

De Bruno Rodrigues a 7 de Março de 2007 às 20:58
Adobe RGB vs. sRGB. Certifica-te que o Photoshop/Aperture/whatever usa sRGB e não o Adobe RGB.

Se usares sRGB (o default na Canon), a imagem fica boa em todo o lado (dentro do possível). Se usares Adobe RGB, o profile é embutido dentro da imagem, e os browsers (ou qualquer outro visualizador) tem de perceber o profile. A tua imagem dos morangos está em Adobe.

A opinião dos profissionais é que a menos que queiras fazer impressão em empresas profissionais, o mais seguro é manteres-te afastada de Adobe RGB.

Na camera, certifica-te que está em sRGB.

No Aperture, garante que ele não converte a imagem de sRGB (ou de RAW) em Adobe RGB. Se alguem souber como se faz, que apite.

No Photoshop há uma opção para pegar na image Adobe e converter em sRGB, mas não acho o menu. Gravar sem profile não funciona. Save for web tambem não funciona. grunf onde estão os meus bookmarks.... brb

De Bruno Rodrigues a 7 de Março de 2007 às 21:01
Ah, e puxa os drivers da 400D para o Mac (http://blog.litux.org/2006/11/14/canon-eos-400d-and-mac-os-x), passas a poder usar o iPhoto e pode ser que o aperture tambem funcione :)

De Bruno Rodrigues a 7 de Março de 2007 às 21:18
A teoria do sRGB tambem não funciona muito bem. A unica forma que consegui para tornar os morangos vermelhos outra vez foi o seguinte:

- Abrir a foto no Photoshop
- Edit -> Convert Profile -> Generic RGB Profile (sRGB Profile e sRGB IECxxx não funcionam)
- File -> Save, ou Imageready

As cores não estão ainda 100% iguais à original, mas pelo menos o Firefox já mostra a imagem igual ao Preview, Safari e Photoshop.

De Isa a 7 de Março de 2007 às 21:29
Pois, o generic RGB é o único que parece funcionar mais ou menos. No Aperture, já alterei as definições do "Export version" para faze-lo com esse perfil..

A canon está a usar o sRGB, verifiquei ontem, e nas defnições de cor do Photoshop também está sRGB, ou estava, com tanta mexidela ontem não sei como ficou lol :p

Deixei de usar o iPhoto porque ele caga-se todo cada vez que o ligo, não aguenta com o tamanho da biblioteca e leva montes de tempo a processar fotos com mais de 1MB..Para ter meia duzia de fotos é muito fixe, para descarregar 500Mb ou mais, de cada vez, é um pesadelo. O Aperture porta-se melhor e está mais adequado pró "serviço" :)

Tenho que ver isso dos drivers. Instalei aqueles que vinham no CD, mas podem estar desactualizados..é que perfiro o aperture para trabalhar as fotos e aquilo não comer os RAW's não está com nada...

Obrigada pelos comentários ;)

De Dextro a 7 de Março de 2007 às 22:06
Mas também tenho tido alguns problemas com perfis de cor no photoshop em windows


Olha estou com o mesmo problema, se souberes uma solução para isso avisa que estou farto de ligar o proof colours sempre que abro um ficheiro :?

De André Luís a 8 de Março de 2007 às 13:09
Já tentaste usar PNGs? Podes gravar à mesma sem ser por "save for web" e pelo que vejo, mantém as cores, algo que com JPEG sempre achei difícil.

Outra coisa que li é que o PNG tem uns problemas de correcção de gama das cores nalguns sistemas (osx incluido) pq uns fabricantes resolveram por valores de acerto para todos verem a mesma cor dependendo do hardware, mas foram valores um pouco arbitrários... o que não ajudou à festa.
mais aqui http://hsivonen.iki.fi/png-gamma/

Tenta... e pelo que li, acho que não perde a informação EXIF.

De Isa a 8 de Março de 2007 às 13:29
Sim, tentei PNG e TIFF também, ambos sem sucesso..e perco o exif à mesma..

 

Isa. Webdesigner, geek, apple fangirl assumida, necessita tanto de uma ligação à internet como do ar que respira. Adepta das novas tecnologias e sempre atenta às novidades!

online