isacosta.net » the geek side
25.11.07
categorias: , , ,
Quando mudei o meu blog primogénito para a plataforma dos blogs do SAPO, houve apenas uma coisa não consegui alterar: os URLs do feed no <head> do blog, que estavam associados a uma conta de Feedburner. Então, os visitantes, quando clickavam no icon do RSS, subscreviam directamente os feeds gerados automaticamente pelo SAPO. Isso fez com que deixasse de receber números reais sobre os meus subscritores. A unica coisa que fiz foi disponibilizar os links dos feeds via Feedburner na minha sidebar..

Hoje, o Nuno lembrou-se disso quando me viu a consultar a conta do Feedburner. Meteu mãos à obra e minutos depois apareceu-me com este javascript:

Coloquei-o nos componentes do blog, na personalização intermédia, testei-o, e o resultado foi o esperado...mais ou menos... Funciona em IE7 (o 6 nem sabe o que é isso) e Safari, mas não em Firefox, porque este parece parsar o RSS antes do javascript.

Vou continuar sem saber quantas pessoas subscreveram entretanto o blog com os feeds do SAPO, ou quem usou o URL do blog em agregadores, mas a partir de agora, as novas subscrições via browser já vão passar pelo Feedburner.. ou a maior parte delas, tendo em conta que só 30% das minhas visitas no blog em questão usa Firefox...não é uma solução, mas já é qualquer coisa :)

[Edit]

No IE7, funciona melhor se colocarmos o script no <head> logo depois das linhas que definem o feed do SAPO, visto que, umas vezes funcionava, outras não, dependendo da velocidade de carregamento do blog. Depois de ter movido o script do componente da sidebar para o <head> funciona sempre. É claro que para colocar scripts dentro do <head> do blog já é preciso usar a personalização avançada, e editar o layer do template...

[Edit]

O script foi actualizado para ser mais específico sobre quais feeds actuar. O método match('atom') apanhava também outro feed do SAPO que é incluido no <head> dos blogs, mas que diz respeito a outro serviço.
link do postPor Isa, às 16:15 

De Pedro a 26 de Novembro de 2007 às 00:28
Seria tudo tão mais simples se os blogs do sapo não fossem live journal...

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 

Isa. Webdesigner, geek, apple fangirl assumida, necessita tanto de uma ligação à internet como do ar que respira. Adepta das novas tecnologias e sempre atenta às novidades!

online