isacosta.net » the geek side
6.12.07
categorias:
[4/15]

Já temos o material, já temos o planeamento, já conhecemos todos os detalhes. What's next?

O processo criativo anda de mãos dadas com a inspiração. Se quisermos fazer algo novo, diferente, inovador, vamos precisar dela... às toneladas!

Quando estamos inspirados  o trabalho flui incrivelmente bem, a mente fervilha de ideias, temos energia para dar e vender, conseguimos passar horas diante o computador sem nos cansarmos, e adoramos o nosso trabalho!

...o pior é quando a inspiração não está ao virar da esquina. É frustrante quando isto acontece, especialmente se tivermos a ser pressionados por um prazo apertado. E por vezes, quanto mais insistimos, mais ela foge de nós...

Clientes difíceis, material fraco, trabalho mal remunerado, demasiado trabalho em mãos ou mesmo problemas pessoais, são inimigos da inspiração, capazes de nos tirar o entusiasmo para desenvolver um projecto. Mas já nos comprometemos, temos que seguir em frente e nem pensar em deixar que a inércia se instale, se não, estamos bem tramados!

Primeiro há que libertar o nosso pensamento de preocupações e do trabalho que estamos a fazer, não vale a pena forçar que isso só piora a situação. Depois vamos ver outras coisas!

Podemos visitar directórios de sites, para conhecer as últimas novidades em termos de design e organização da informação. Boas ideias, layouts bonitos são sempre bons pontos de partida, mas não é tudo o que podemos (e devemos) fazer.
E que tal largar o computador e olhar em redor? A inspiração para criar sites não está só na internet, podemos encontra-la também na televisão (especialmente em canais mais inovadores), em revistas, livros, nas ruas (arquitectura, street art, pessoas, situações, etc), em exposições de arte, lojas, e por aí adiante. O webdesigner deve ser sensível a todo o tipo de estímulos e experiências visuais, deve-se deixar contagiar pelo ambiente que o rodeia e acompanhar as tendências, de modo a criar coisas novas e interessantes e não se limitar só a reproduzir ideias que já existem.

Muitas vezes o resultado final de um layout acaba por ser completamente diferente do previsto inicialmente. Isso é sinal que tivemos bastantes estímulos e fomos sofrendo influências ao longo o processo. Não é necessariamente uma coisa má, desde que o resultado agrade a ambas as partes, claro está.

Mas se a inspiração não quiser nada connosco, o prazo estiver cada vez mais apertado e não nos podemos dar ao luxo de perder o cliente, há sempre um último recurso: comprar um template. Existem por aí muitos sites que comercializam templates profissionais a preços razoáveis. É escolher um que se adapte às necessidades do cliente e fazer-lhe as alterações necessárias (e não pensem que isso não dá trabalho).

...e quem sabe, quando nos sentirmos inspirados e sem projectos à vista, porque não fazermos nós templates para vender nesses sites? É sempre uma forma de ganhar algum dinheiro!

Alguns pontos de partida:

9 rules
Best Web Gallery
CSSArtillery
CSS Beauty
CSS Remix
CSS Zen Garden
Illustration Friday
Netdiver
Screenfluent
Smashing Magazine
Web Designer Wall

...e se isto não chegar, have fun!
link do postPor Isa, às 02:58  comentar

De davi a 11 de Dezembro de 2007 às 11:01
aew da uma olhada no meu !!! www.minhasideias.com

De hugocardoso a 12 de Dezembro de 2007 às 14:50
Não podia concordar mais contigo... é de facto complicado quando a inspiração está noutro fuso horário :). Btw bons links, alguns deles já visito assíduamente.

De cátia a 6 de Dezembro de 2007 às 10:48
Obrigada Isa,
este post vem mesmo a calhar, tenho dois projectos académicos a decorrer e estamos precisamente nesta fase! Faltava a inspiração, mas já sei onde é que a vou arranjar!

De Nuno Mariz a 6 de Dezembro de 2007 às 11:51
Apesar de não ser designer, já geri um grupo de designers e sei do que falas.
Bom post.

De Rogério pvl a 6 de Dezembro de 2007 às 11:01
Muito bons os links, mesmo a calhar! :)

 

Isa. Webdesigner, geek, apple fangirl assumida, necessita tanto de uma ligação à internet como do ar que respira. Adepta das novas tecnologias e sempre atenta às novidades!

online