isacosta.net » the geek side
19.6.06
categorias: , ,
Desde que o MacBookPro entrou em casa, tem-se discutido da hipótese do PC mudar-se para a arrecadação. Isso ainda não aconteceu devido a um único factor: é que existe um programa da Microsoft com o qual a Apple não consegue competir, falo obviamente, do Internet Explorer, essa pérola de engenharia de software. É mais ou menos o meu calcanhar de Aquiles: por causa dele, tenho que manter um PC a funcionar, pois os sites têm que ser testados em IE, porque esse ainda é o browser mais usado em todo o mundo, yada yada...

Mas se o problema é correr Windows para testar sites em IE, nem tudo está perdido, pois tenho opções:

1) Instalar o BootCamp (é de borla, mas é um bocado chato, pois obriga-me a reiniciar sempre o mac cada vez que quero aceder ao Windows e reiniciar novamente para voltar ao Mac OS...)
2) Instalar o Virtual PCcaro(issímo), corre o Windows e não precisa reiniciar...)

Mas para uma pessoa (eu) que começa a ter ataques de comichão cada vez que lhe vem à ideia ter que instalar algo produzido pela Microsoft no mac (sendo a única excepção o Windows Media Player, porque o VLC não consegue reproduzir *.wmv's) é lógico que o Virtual PC está fora de questão...

Mas entretanto fez-se luz, e apareceu a mãe das soluções (para quem tem um MacIntel): uma aplicação chamada Parallels Desktop!
Não só corre o Windows como outro qualquer sistema operativo baseado em x86 como Linux, FreeBSD, etc (não que eu precise disso, mas é importante realçar essa carateristica da aplicação).. Isto, porque toma partido da tecnologia de virtualização presente nos processadores da Intel. E mais, posso ter esses sitemas operativos todos a correr ao mesmo tempo!
Também tem a vantagem de podermos ter os tais sistemas operativos alternativos arrumados em discos externos. Além disso, é barato quando comparado com o Virtual PC. Especialmente agora, que está em promoção!

Está na lista das aplicações a experimentar brevemente, e se funcionar bem, o PC cá de casa pode ter os dias contados!
link do postPor Isa, às 19:28  comentar

De Tuaregue a 29 de Agosto de 2006 às 23:46
A versão para PC já está por cá instalada, sempre que quero testar alguma coisa na minha instalação de linux (hehehe é irónico) primeiro vai ao Parallels para ver se aprova. Eu num tenho MacBook, mas a sister vai ter :) (xiuu ela ainda não sabe).

De Johnathan a 6 de Setembro de 2006 às 19:09
Oi, muito bom este blog, me ajudou bastante, vc mexe com website? eu estava procurando um ftp para mac e echei seu blog no google.

 

Isa. Webdesigner, geek, apple fangirl assumida, necessita tanto de uma ligação à internet como do ar que respira. Adepta das novas tecnologias e sempre atenta às novidades!

online