isacosta.net » the geek side
18.10.06
categorias:
Depois de ver toda a gente a fazer a lista das suas aplicações favoritas, também eu quero fazer a minha!
É certo que ando sempre a instalar e a apagar aplicações, pois gosto de experimentar tudo e mais alguma coisa, o que faz com que a minha lista seja um bocado "instável", mas neste momento, estas são as minhas aplicações eleitas:

Browser: Firefox
Já tenho usado de tudo o que é browser para mac os x, desde o Safari, ao Internet Explorer (que desapareceu do mac os 10.4), Opera, Mozilla, Camino, Flock, Shiira, Sunrise..nenhum bate o Firefox, apesar de às vezes ter uns comportamentos pouco dignos..
Também uso o Safari ocasionalmente, mas o Firefox é o meu browser de eleição.

DVD extractor: MacTheRipper
Eu sei que estas coisas não se fazem, mas pronto...às vezes é preciso e tal e coisa...

Editor de texto/html: Smultron
A malta gosta muito do BBEdit, mas eu acho mais piada ao Smultron..Ainda experimentei o Taco mais para html, mas gosto mais do outro, e faz praticamente o mesmo. Uso-o como editor externo no Yummy FTP.

Fotografia: iPhoto
Uma das ferramentas que mais uso. Adoro-o!
Chego, saco o cartão da máquina, ligo-o ao leitor que cartões que por sua vez já está ligado ao mac, ele pergunta-me se quero apagar os originais, eu digo que sim, ele puxa muito rápidamente o material. Selecciono o último rolo, vejo as fotos, e vou upload'ando as que quero para o flickr através de um plugin (flickrexport). Caso a foto precise de retoques, puxo a paleta de ajuste e ajusto-a ao meu gosto. É muito porreira e faz bem o serviço. Quando a descobri, deixei de usar quer o Aperture, quer o Photoshop para ajustar as fotos.
Tenho é que fazer uma limpeza a biblioteca principal, pois conta com 7307 fotos neste momento, e aplicação já fica um bocado coxa quando se liga.

FTP: Yummy FTP
Há uns tempos fiz um post sobre este assunto.
Comprei a licença, e quando foi preciso ajuda técnica para resolver um aparente bug da coisa, o developer foi impecável, esteve sempre disponível para tentar solucionar o problema.
Como a aplicação não detecta automaticamente o encoding do servidor, por defeito, todas as ligações estão em UTF-8, mas havia um servidor que estava em Latin-1, e o Yummy ao ligar-se em UTF-8 baralhava-se todo, e congelava. O developer repreendeu-se por não ter pensado nisso antes, e depois acabou por dizer que esse problema afinal estava na to-do list dele (detecção automática de encoding).

Gravar CDs: LiquidCD
É coisa que faço pouco...costumava usar o Toast, mas para o uso que dou ao gravador, até o software interno serve..mas em último caso, tenho uma alternativa.

Instant Messaging: AdiumX
Depois de ter exprimentado um pouco de tudo o que é IM para mac os x, fiquei-me pelo Adium X. As últimas versões têm vindo muito estaveis, (muito) raramente crasha. Tem duas coisas que gosto bastante: é bastante costumizavel, e é compativel com um bom número de serviços.

IRC: Snak
Hoje em dia já é raro usar o IRC, mas tenho sempre um cliente instalado. O escolhido foi o Snak, pois de todos os que experimentei (Colloquy, Ircle, xirc, etc), foi o que me adaptei melhor e acabei por comprar a licença. Não tenho perdido muito tempo com aplicações de IRC, por isso não sei bem até que ponto ando desactualizada com o meu Snak..

Mail: Thunderbird
Quando me mudei para o Tiger, fiquei toda contente por finalmente poder usar a mail.app, mas começaram a acontecer frequentemente uns fenómenos estranhos, tipo, desaparecerem-me pastas inteiras com emails arquivados. Acabei por mudar para o Thunderbird, depois de um namoro longo e cheio de percalços. Hoje estou contente com a minha decisão, e só espero, que no Leopard, o raio da mail.app que eu tanto gosto, venha decente..

Media player: VLC
Uso esta pequena aplicação para ver todo o tipo de videos. É um espectáculo de leitor, papa quase tudo, menos, (lá está) wmv...mas agora com o Flip4Mac, o Windows Media Player tem os dias contados aqui na máquina!

Música: Itunes
É nem me dou ao trabalho de procurar outro...

P2P: Acqlite!
Comecei por usar o Limewire, em tempos que já lá vão. Depois mudei para o Cabos, uma aplicação baseada no Limewire, muito simples e fácil de usar. Usei-o durante bastante tempo, até que há uns dias descobri o Acqlite, também ele baseado no Limewire, no Acquisition, e no Cabos, mas com um look mais moderno (o Cabos ainda usa brushed aluminum look). De resto, tem um funcionameno semelhante ao Cabos, mas muito mais rápido (é Universal), mas trás uma novidade, uma função tipo o browse do iTunes.

RSS: NetNewsWire Lite
Quando achei que estava na hora de arranjar um leitor de feeds experimentei tudo o que havia para mac os x na altura, e fiquei-me pelo NetNewsWire. Depois apareceu uma alternativa gratuita, o Vienna. Usei-o durante bastante tempo, mas para uma aplicação universal, engasga-se demasiado ..perdi a paciência, e agora estou a usar o NetNewsWire Lite, também ele gratuito..ainda andei a ver o NewsFire, mas não tava para comprar licenças quando tenho alternativas grátis que me agradam.

Torrents: Tomato Torrent
Comecei sacar torrents à relativamente pouco tempo. Experimentei o Azureus mas não atino com ele nem por nada. Depois experimentei o Bits on Wheels , que é muito engraçado, mas andava-se a passar..então finalmente optei pelo Tomato Torrent...muito, mesmo simples, e faz o que é preciso, puxa o material cá para dentro!

Video-conferência:Skype/iChat
Quando estamos a falar de vídeo-conferência entre macs, a resposta é óbvia: iChat! Mas então quando é entre um mac e um pc? Esse assunto deu-me água pla barba..de todos os softwares que experimentei, apenas conseguia faze-lo em condições através de um, o SquidCam. Mas deixou de ser preciso a partir do momento em que o Skype lançou uma versão beta com suporte de vídeo para mac os x. Funciona fixe!

Tools of the trade: Adobe Photoshop, Illustrator, Dreamweaver, Fireworks, Flash..

[Update em 6/11/06]
Torrents:
Passei a usar o Transmit como aplicação de torrent. Foi-me sugerida aqui nos comentários, experimentei e gostei. Não é tão simples como o Tomato, mas é mais arrumadinha e mais leve. É uma boa escolha!

[Update em 7/3/07]

Torrents:
Deixei o Transmit e passei a usar o BitRocket. Não é tão básico como o Transmit ou o Tomato, mas tem uma série de features que me agradam bastante.

Fotografia:
Passei a usar o Aperture. O iPhoto é bom quando não se faz uso intensivo dele, caso contrário, fica coxo..Além disso, o Aperture adapta-se melhor às necessidades dos amantes da fotografia.
link do postPor Isa, às 02:14  comentar

De SDF a 25 de Outubro de 2006 às 01:36
Algumas alternativas à tua lista ;)

IRC:
X-Chat Aqua 0.16.0
http://xchataqua.sourceforge.net/

MSN:
aMSN 0.96RC1
http://amsn.sourceforge.net/

* Suporta Webcam.

Media Player:
MPlayer OS X 2b8r5
http://mplayerosx.sourceforge.net/

* Qualidade excelente. As legendas aparecem correctamente e não "esborratadas" como no VLC.

Torrents:
Transmission 0.6.1
http://transmission.m0k.org/

P2P:
aMule 2.1.3
http://www.amule.org/

FTP:
Cyberduck 2.6.2
http://cyberduck.ch/

De SDF a 25 de Outubro de 2006 às 02:13
Oops, faltou um...

Gravar CDs:
Burn
http://burn-osx.sourceforge.net/

De Isa a 25 de Outubro de 2006 às 02:43
Esse x-chat já o vi por aí..se um destes dias voltar a usar irc vou experimenta-lo :)

O aMSN não gosto mesmo nada..é daquelas apps que fiz varias tentativas para usar ao longo do tempo e e saíram sempre frustradas..

O MPlayer nunca experimentei..não costumo ver os filmes e series legendados, nem sem bem como se comporta o vlc com elas ^^

Já tive a experimentar o Transmission, é mais arrumadinho e leve que o Tomato. Vai ficar instalado para futuros sacanços he he

O aMule está instalado, mas desisti de usa-lo por uma razão muito simples, as coisas demoram uma eternidade a chegar, se chegarem..tenho pena, porque com aquilo encontra-se mesmo de tudo...

O Cyberduck era o que usava antes de Yummy..é muito bom, mas prefiro a interface e comportamento do Yummy.

O Burn passou aqui pela máquina, mas desisti dele quando não arranjei forma de fazer uma copia directa de um CD..além disso a interface do Liquid é muito mais agradável :)

De cenourinha a 7 de Novembro de 2006 às 00:52
Olha pa grabar cd: http://www.discoapp.com/
Saiu recentemente e está excelente, a versão free dá para quatro gravadelitas...

[...] Aí há uns tempos mencionei que o meu leitor de feeds de eleição era o NetNewsWire Lite, uma aplicação simples, maneirinha, faz tudo o que é preciso e ainda por cima, é gratuita. Para quem, como eu, prefere receber os feeds numa aplicação em vez de no browser, os leitores de RSS da newsgator são uma boa opção para utilizadores nómadas (e que nem sempre podem andar com o equipamento atrás), pois para além das aplicações, eles têm um agregador web-based gratuito, que permite sincronização automática de feeds. Isto permite-me ler as minhas feeds favoritas durante o dia, marca-las como lidas, e à noite, quando chego a casa, a aplicação já não vai buscar as que entretanto já estão lidas. Nada de novo para alguns, eu sei. [...]

[...] Aí há uns tempos mencionei que o meu leitor de feeds de eleição era o NetNewsWire Lite, uma aplicação simples, maneirinha, faz tudo o que é preciso e ainda por cima, é gratuita. Para quem, como eu, prefere receber os feeds numa aplicação em vez de no browser, os leitores de RSS da newsgator são uma boa opção para utilizadores nómadas (e que nem sempre podem andar com o equipamento atrás), pois para além das aplicações, eles têm um agregador web-based gratuito, que permite sincronização automática de feeds. Isto permite-me ler as minhas feeds favoritas durante o dia, marca-las como lidas, e à noite, quando chego a casa, a aplicação já não vai buscar as que entretanto já estão lidas. Nada de novo para alguns, eu sei. [...]

 

Isa. Webdesigner, geek, apple fangirl assumida, necessita tanto de uma ligação à internet como do ar que respira. Adepta das novas tecnologias e sempre atenta às novidades!

online