isacosta.net » the geek side
7.11.06
categorias:
Cada vez que sai uma noticia de um vírus novo para Mac OS X, vem logo alguém chatear-me com isso, "Vês? Afinal nem os macs estão imunes aos vírus!"..
Acho que já perdi o conto às vezes que me dizem coisas do género, e como sempre, não ligo nenhuma. Parece que os demais apreciam picar os utilizadores de Macs por causa da velha máxima que não existem vírus para estas máquinas.
Sei muito bem que existe malware para Mac OS X, não sou ingénua ao ponto de pensar que o sistema operativo é invulnerável, apenas porque até à data ainda não teve grandes problemas com isso. Mas também sei que a Apple construiu o seu sistema operativo numa base bastante sólida, o BSD, o que dificulta à partida, a vida dos mal intencionados. Já anda por aí muito cracker a tentar aproveitar-se das falhas de segurança do sistema operativo, e escrever código malicioso para explora-las, mas vêm-se gregos por causa da dificuldade que representa criar vírus, worms ou trojans, que realmente dê grandes dores de cabeça aos utilizadores da plataforma da Apple..

Estive a ler um artigo, que especula um bocado sobre as dificuldades que o autor do vírus OSX.Macarena teve, por este ter deixado uma mensagem de frustração no meio do código: "so many problems for so little code".
A Symantec estima que nem 50 máquinas foram infectadas por este vírus, que apenas ataca MacIntel's, e o estrago que ele provoca não é nada de especial, apenas adiciona-se a ficheiros localizados numa determinada directoria, não se propagando para outras. Também as probabilidades de contagiar outras máquinas são muito baixas, devido o seu mecanismo de transmissão.
Até o primeiro worm que apareceu para Mac OS X, o OSX/Leap.A., que se espalhava através do iChat, tinha problemas em cumprir a sua missão: um erro no código fazia com que as plicações que ele infectava, deixassem de funcionar..

Até à data, os utilizadores de Macs têm sido considerados como um nicho de mercado, cuja percentagem é muito pouco significativa face aos utilizadores de Windows. Mas o panorama está a mudar os Macs começam agora a ganhar uma projecção nunca antes vista. Só este ano, a Apple vendeu mais máquinas na Europa que a soma dos 4 ou 5 anos anteriores. A história de que os crakers não faziam malware para Mac OS X porque não representava grande desafio, pode ter os dias contados, pois lá por não haver vírus, não significa que o sistema seja imune...tem falhas como todos os outros.
Mas creio que a Apple vai estar à altura do desafio.. se houve coisa que aprendemos com o tio Bill, foi que o malware só serviu para tornar o sistema operativo dele cada vez melhor.

Eles andem por aí, mas não vou ficar mais preocupada do que o habitual. Sou uma utilizadora consciente (e muito desconfiada) e mantenho sempre um bom nível de segurança dentro da minha máquina, para além de saber como se escondem habitualmente esses pequenos e vis ficheiros, para não deixa-los entrar, ou se entrarem, indicar-lhes a saída mais próxima..

Sites recomendados:
10 simple steps for securing your Mac
link do postPor Isa, às 01:51  comentar

De Paulo a 7 de Novembro de 2006 às 11:50
Quando um sistema baseado em BSD/Unix for vulnerável a vírus e outros malwares, então, como dizia o Obélix, o céu vem mesmo abaixo! :D

O MacOS X é super-seguro. Essa história de ter menos quota de mercado e blablabla, não pega. Muitos já tentaram e, para frustração das empresas de anti-vírus, não conseguiram. Ainda por cima, se for usado diariamente com a conta "standard", direi que é impossível acontecer alguma coisa :)

De dextro a 7 de Novembro de 2006 às 12:53
E fazes tu muito bem! Posso ser ingenuo mas defendo com grande afinco que uma pessoa responsavel na sua navegação pela web não vai ter problemas de maior. Eu desde que mudei para o Firefox + Adblock pura e simplesmente deixei de ter malware no meu windows (e isto com verificações +/- mensais com o ad-aware)... Claro que entretanto começei a usar cada vez mais o Linux que partilha em muito a origem do OS X (ambos são *nix) logo malwares são coisas do passado... A unica vez que "estoirei" o meu sistema foi quando me enganei a escrever um comando e mudei a permissão de todos os ficheiros do sistema para uma conta de utilizador LOOOL :lol: (sou nabo eu sei).

De Paulo a 7 de Novembro de 2006 às 14:19
Quando um sistema operativo baseado em BSD/Unix for vulnerável a vírus, então, como dizia o chefe do Obélix, "é desta que o céu vem abaixo" :D

O MacOS X é super-seguro. E já é com a conta "Admin" (que é != "root", ao contrário do Windows). Mas, se ainda por cima, usares diariamente o OS X com a conta "Standard", diria que é impossível acontecer alguma coisa :)

De Isa a 10 de Novembro de 2006 às 05:10
Essa é uma das medidas de segurança que uso, e é talvez a mais eficaz, porque para fazer qualquer modificação no S.O. ele não dá hipoteses, pede logo a pass. de administrador..

 

Isa. Webdesigner, geek, apple fangirl assumida, necessita tanto de uma ligação à internet como do ar que respira. Adepta das novas tecnologias e sempre atenta às novidades!

online