isacosta.net » the geek side
25.11.09

Quando o Magic Mouse foi apresentado ao mundo, causou uma enorme sensação por ser incrivelmente bonito e inovador. A Apple é assim, faz coisas que nos deixam a salivar, e por momentos quase que nos esquecemos que é péssima a fazer ratos, e que este não deve ser excepção...

O problema é que a Apple até pode ser péssima a fazer ratos, mas especialista a fazer-nos puxar do multibanco com um sorriso de orelha a orelha, para comprar mais uma qualquer gadget caríssima!

Então e o que aconteceu à má opinião que tinhas dele?

Bom, no fundo já sabia que mal o visse ao vivo, não lhe ia conseguir resistir, it's an Apple thing...
Experimentei-o pela primeira vez na Fnac e surpreendentemente gostei dele. Faltava apenas estar disponível nas prateleiras para os fãs da maçã irem a correr com ele para casa.

Quis o destino que eu tivesse sido "obrigada" a ir à TB Store da 5 de Outubro um destes dias, e fiquei congelada enquanto uma centena de ratos eram desencaixotados à minha frente. Não consegui trazer um na hora, mas não saí de lá sem deixar o meu reservado, e no dia seguinte meti-lhe finalmente as mãos em cima!

Não gostei de ter que reiniciar o mac para instalar o software do rato... duas vezes!
Correu qualquer coisa mal com a primeira instalação e tive que repetir o processo, mas minutos depois estava finalmente a desfrutar (quase*) em pleno das funcionalidades do rato mágico.

Fiquei com a sensação que desliza muito melhor em superfícies de plástico, na secretária do trabalho é uma maravilha mas na mesa da sala não é grande coisa... nada que um tapete de rato decente não resolvesse.
Não lhe noto muito o peso, mesmo com as duas pilhas lá dentro.. ok, é ligeiramente mais leve que o Mighty Mouse, mas o facto de deslizar bem e ser baixinho é capaz de ajudar bastante.

...e por falar em pilhas, o tipo está-se a revelar um bebedolas de primeira..é por isso que não gosto de ratos wireless :P

A superfície Multi-Touch é muito suave e os dedos até deslizam bem sobre ela, ao contrário do que julgava. Só quando estão húmidos é que criam um certo atrito, nada que não se resolva lavando as mãos he he
Tenho pena do click ser tão rígido, não gosto de ter que fazer tanta força no dedo para pressionar o botão...

Parece-me bastante preciso, embora ainda não o tenha testado em condições extremas, ie, Photoshop hardcore!

O swipe é um desperdício..como não é um movimento natural/habitual num rato, uma pessoa esquece-se que essa funcionalidade existe quando está a utiliza-lo. Pode ser que me venha a acostumar..

E a ergonomia?

Sendo um dispositivo de extrema importância, uma vez que passamos horas a agarrados a ele, é importante que nos adaptemos bem à sua forma... mas realmente as linhas aerodinâmicas e o design do Magic Mouse não devem muito à ergonomia..

A não-existência de grip faz com não tenhamos bem a noção onde devemos agarrar nele, e as quinas vivas não são nada felizes.. que rato é que não tem os contornos arredondados?

Por ser muito baixo e não oferece apoio para a mão. Na maior parte do tempo de utilização há uma grande distância entre a mão e a superfície do rato, e os dedos sofrem (e bastante) por tabela.

Tinha a sensação que o Magic Mouse assassinava o pulso, mas aqui enganei-me.. precisamente por ele ser baixo, o pulso está menos dobrado e os tendões não entram tanto em esforço. Menos dores nessa zona após longos períodos de utilização.
No entanto tenho tenho lido opiniões contraditórias a respeito disto, nada de novo aqui, já que cada um tem a sua forma de pegar e usar o rato e é normal que surjam diversas opiniões.

Então e qual a melhor qualidade do Magic Mouse?

Na minha opinião, para além de ser lindo, a jóia da coroa é mesmo a "scroll wheel" (multi-touch, vá), que ocupa toda a superfície do rato, funcionando em qualquer direcção. A sua fluidez e elasticidade são incríveis, tornam o acto de "scrollar" bastante agradável.

...e a pior?

As quinas vivas e a rigidez do click são o que mais me aborrece mais neste rato.
(ter que lavar as mãos de vez em quando não me chateia he he)

In the end...

Acho que está tudo dito acerca do Magic Mouse, o rato da Apple que me surpreendeu pela positiva. Não é o melhor rato do mundo, mas é o melhor rato que a Apple já pariu até à data!

..e agora com licença que tenho que arranjar uma forma de o por a funcionar em windows xp. espero que isto funcione!

* o Leopard não suporta o scroll with momentum (scroll elástico), mas com este hack a coisa vai lá! (thanks, Filipe!)


30.10.09

O Twitter acabou de ganhar uma nova dimensão com a introdução das listas!

Os users de algumas aplicações tipo o Tweetdeck já estavam habituados a terem filtros, mas para quem não se adapta a clientes de desktop e consome o Twitter na homepage isto é uma verdadeira revolução.
Pessoalmente, andava excitadíssima com esta funcionalidade e estava mortinha por experimenta-la. Ontem à noite tive finalmente esse privilégio.

Primeiro descobri, e com bastante agrado, que as listas são muito mais que meros filtros de users. Têm um enorme potencial, visto que:

- posso criar várias listas privadas e públicas;
- posso adicionar users às listas sem segui-los directamente (sem a necessidade de tornar-me follower);
- posso partilhar as minhas listas públicas e posso subscrever as listas de outros. Dado que as listas são essencialmente temáticas, passo a conhecer outras pessoas com os mesmos interesses que eu. Isto foi uma das características que mais gostei, ficamos com uma espécie de "catálogo" he he;
- ao seguir os users pelas listas, consigo apanhar replies entre os contactos das mesmas, mesmo que não siga algum dos intervenientes (ou ambos, provavelmente);

Há muitas formas de utilizar o Twitter e creio que esta funcionalidade vai ser útil a todos.
Facilita a vida àqueles que seguem toda a gente e têm uma timeline caótica, já que agora podem criar uma série de filtros, e seguir quem realmente lhes interessa, e facilita a vida aos control freaks que limitam a conta sob meia-dúzia de regras parvas (*me*), e que desta forma têm possibilidade de seguir mais gente, sem tornar a timeline numa coisa imperceptível.

Agora resta saber como vão os clientes de Twitter, especialmente os dos smartphones, adaptar-se a esta nova funcionalidade...

link do postPor Isa, às 21:05  comentar

20.10.09
categorias: , ,

Não é caso para menos!
Minha gente, se não tivesse um Macbook Pro ainda em perfeitas condições, deixava-me dos Pros e agarrava-me a esta maravilha do design:


É sem dúvida alguma, o portátil mais bonito que já vi (e espero não me desiludir quando o ver ao vivo..)!

...e se não tivesse tão má opinião dos ratos da Apple, era bem capaz de comprar o novo Magic Mouse:

Também houve novidades a nível de iMacs, e Mac Minis, e Apple Remotes, mas aquelas duas, foram as novidades que mais gostei!


10.10.09
categorias: ,

Por aqui estivemos em silencio durante um ano e tal...não houve nenhum motivo em especial, acho que foi mais falta de tempo (ou vontade) que outra coisa qualquer, porque novidades nunca faltaram.

...e como já deve ter dado para reparar, estamos a morar numa "casa" nova!

O que motivou a mudança em primeiro lugar foi o facto de termos desistido do servidor dedicado e o blog ter ficado "avariado" quando houve a migração dos ficheiros para o novo alojamento.
Como não estava para aturar instalações, plugins, e os updates do Wordpress, preferi importar a base de dados para dentro dos Blogs do SAPO, onde já lá moram todos os meus outros blogs.
Gosto dos Blogs porque o serviço é descomplicado. Não tenho que fazer actualizações nem backups e posso ajavardar à vontade nos templates!

Até posso ter "biased" tatuado a Impact na testa, mas a verdade é que estou bastante satisfeita com o serviço e não tenho razões de queixa. Está bem que, almoçando todos os dias com parte da equipa, volta e meia dou uns inputs e peço umas explicações, mas nada de especial :)

In other news...

Com a minha fuga precipitada nem cheguei a falar sobre a aquisição do iPhone, gadget que se tornou numa espécie de extensão da minha mão LOL

Tem-se portado lindamente. Teve apenas duas crises, e por culpa de actualizações de software.
A primeira foi no fim de Dezembro.
Levei um mês até me decidir a fazer a actualização para a versão 2.2., e quando finalmente a fiz, o senhor iPhone passa a recusar-se a enviar SMS..
Foi frustrante mas não cheguei a reverter para a versão anterior, decidi esperar por uma nova, que apareceu no fim de Janeiro.

A segunda foi há pouquíssimo tempo, com a actualização para o 3.1. Depois de feita, eis que o iPhone passa a ter ataques de sono pesado várias vezes ao dia, e a ter que ser reiniciado à força para voltar à vida... mas ontem lá saiu um update que corrigiu este bug.

Estou deveras contente ele, apenas lamento a bateria. A capacidade dela não chega para o uso que lhe dou. Tenho que ter um cabo USB em casa, outro no trabalho, outro no carro, e até um carregador solar, para cobrir as necessidades :P

(e agora vou-me concentrar no post sobre o google wave!)


2.10.09

...estou de volta!



 

Isa. Webdesigner, geek, apple fangirl assumida, necessita tanto de uma ligação à internet como do ar que respira. Adepta das novas tecnologias e sempre atenta às novidades!

online