isacosta.net » the geek side
2.2.07
...foi, definitivamente, um mês muito movimentado:

No oitavo dia do mês, Steve Jobs abriu a MacWorld 2007 com a sua famosa keynote, onde apresentou ao mundo o apple tv e o iPhone, tendo este último causado furor e dominado por completo a atenção nas semanas que se seguiram. Foi também lançada uma nova versão do Airport Extreme.
[Ler sobre este assunto aqui, aqui, e também aqui ou ver a keynote aqui!]

No mesmo dia, o Yahoo anunciou a aquisição do MyBlogLog, confirmando assim, os rumores que surgiram alguns meses antes, e davam conta das intenções do Yahoo sobre esta comunidade de bloggers.
[Ler sobre este assunto aqui, aqui, e também aqui!]

E para terminar o dia, o Second Life tomou a decisão de tornar o seu código aberto, convidando toda gente a ajudar a construir e desenvolver este mundo virtual.
[Ler sobre este assunto aqui e aqui!]

No dia 9, durante a MacWorld, a Microsoft anunciou o desenvolvimento e revelou alguns detalhes sobre o novo Office 2008 para a plataforma mac, a ser lançado ainda este ano.
[Ler sobre este assunto aqui, aqui, e aqui também!]

Ainda durante o decorrer do dia 9, os proprietários do tracker The Pirate Bay deram-nos a conhecer as suas intenções de comprar a pequena nação de Sealand, posta à venda recentemente, para servir de base para as suas operações. (Entretanto, na impossibilidade de fazer este negócio, decidiram procurar uma ilha para se instalarem, e viverem livres, num país sem leis de copyright...)
[Ler sobre este assunto aqui!]

A dia 10, a Cisco resolveu processar a apple, por esta ter usado o nome de um dos seus produtos, o iPhone. Esta notícia fez correr tantos bytes como o lançamento do próprio iPhone da apple, dois dias antes.
Este era um assunto que andava a interrogar os fãs da apple, pois enquanto esperavam que os rumores sobre o lançamento o iPhone se confirmassem, a Cisco decidiu lançar um produto com o mesmo nome, do qual detinha o trademark desde 2000..
[Ler sobre este assunto aqui, aqui, aqui e também aqui!]

A 15 a apple lembrou-se de querer cobrar uma taxa para activar a compatibilidade 802.11n nas suas máquinas. O suporte desta norma está presente nas máquinas equipadas com Core 2 Duo, mas desactivado. A ideia é levar as pessoas comprarem mais um produto da apple, o airport extreme, que trás um software que o activa, ou então pagar a taxa e usar um qualquer router que suporte a norma 802.11n..espertalhaços, hem!
[Ler mais sobre este assunto aqui, aqui e aqui também!]

A dia 16, ficamos a conhecer o Joost, um projecto dos mesmos fundadores do Skype e do KaAzA, que utiliza tecnologia P2PTV. Basicamente, é um programa gratuito que serve para serve para distribuir tv e vídeo de alta qualidade pela internet, através de peer-to-peer, transformando o PC num serviço de video-on-demand instantâneo. A ideia é dar-nos a liberdade de escolhermos os conteúdos que queremos ver. A equipa tem estado em negociações com estações de TV e produtoras para assegurar conteúdos.
Actualmente encontra-se em beta-testing, por inscrição ou convite.
[Ler sobre este assunto aqui, aqui e aqui também!]

A 24 a Noruega decide tornar a gestão de direitos digitais (DRM) da apple ilegal, por ir contra os interesses dos consumidores.
[Ler sobre este assunto aqui e aqui e aqui também!]

Soube-se também que a Microsoft teria feito uma proposta a um blogger para que este modificasse alguns artigos técnicos na Wikipedia.
[Ler sobre este assunto aqui, aqui e também aqui]

A 26 ficamos a saber que a Suécia planeia estabelecer uma embaixada no Second Life. Se isso vier a acontecer, a Suécia torna-se no primeiro país com representação diplomática nesse mundo virtual.
[Ler sobre este assunto aqui, aqui e aqui também!]

A 28 a Adobe decidiu abrir o seu formato PDF ao mundo, tornando-o num formato standard.
[Ler sobre este assunto aqui e aqui!]

A 29 ficamos a saber que se quisermos fazer o upgrade do Windows XP para o Vista, a chave do XP fica inválida..
[Ler sobre este assunto aqui!]

E para terminar o mês em grande, a Microsoft lançou o seu renovado Windows mac os...perdão Vista! Foi lançado à meia-noite do dia 30, no meio de algum aparato, como seria de esperar. Por cá, o jogador de futebol Simão Sabrosa (ven)deu o corpo ao manifesto e comprou um pack Vista+Office 2007 por uma pequena fortuna: 1439.98 eur. IMHO, isto foi mais uma jogada anti-pirataria/brainwash que outra coisa qualquer: "se o Simão comprou, então bora lá nós também comprar"...é para dar o bom exemplo!
[Ler mais sobre o assunto aqui e aqui]

Ainda durante este dia, a Apple re-lançou o iPod Shuffle em 4 novas cores, azul, rosa, verde e laranja.

No dia 31 foi a vez do flickr a fazer as notícias: todos os utilizadores "old skoll" do serviço foram avisados que têm até 15 de Março para associar a sua conta actual a uma Yahoo!ID, para que a autenticação no serviço passe a ser feita dessa forma. Não era nada que não estivéssemos já à espera, mas as reacções negativas a esta decisão não se fizeram esperar. Há muita gente que não gosta das políticas do Yahoo, e para quem não tem, fazer uma Yahoo!ID não é das coisas mais fáceis ou agradáveis de fazer.. (eu própria fui actualizar os endereços de email e outras informações da minha ID, e dizem-me eles que aquela mudança vai precisar de 10 dias para ter efeito...WTF??)

Diz o flickr diz que esta medida visa simplificar o processo de autenticação em vários projectos a lançar este ano, assim como para usar certas ferramentas e features já existentes. Entretanto deu também a conhecer duas novas regras: a partir de agora, os seus utilizadores só podem ter até 3000 contactos e um máximo de 75 tags em cada foto.
[Ler sobre este assunto aqui, aqui, aqui, aqui e também aqui!]

E com o mês prestes a terminar, o MoAB (Month of Apple Bugs) chega ao fim. Um bug por dia durante o mês de Janeiro era a missão a que um investigador independente de segurança e um hacker se propuseram. Missão essa que conseguiram cumprir à risca: trinta e um bugs encontrados, alguns no sistema outros em aplicações. Entretanto algumas das vulnerabilidades detectadas já foram corrigidas.
[Ler sobre este assunto aqui, aqui, e também aqui!]

Reuni aquelas que penso serem as notícias que mais agitaram diversas comunidades online durante o mês passado. Aconteceram muitas outras coisas, evidentemente, e estão à vontade para acrescentar mais coisas à lista!
link do postPor Isa, às 02:26 

De Rui Moura a 2 de Fevereiro de 2007 às 12:35
Muito bom, sem dúvida nenhuma. A cena do Flickr também me irritou profundamente ... Tibe que criar uma conta yahoo, e aquilo, como disses-te, é um filme tipo twilight zone ...

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 

Isa. Webdesigner, geek, apple fangirl assumida, necessita tanto de uma ligação à internet como do ar que respira. Adepta das novas tecnologias e sempre atenta às novidades!

online