Gostei do autor ter salientado logo à partida, que, e passo a citar: "esta é uma má prática de usabilidade e só funciona em browsers que tenham javascript activo", antes de ter oferecido a solução.
Fico bastante irritada quando tropeço num site com essa funcionalidade desactivada, pois quebra-me a rotina do blog/site hopping, que tenho com auxilio do "Open Link in New Tab", presente no menu direito do rato.
Suponhamos que estou a ler um post num blog, e está lá um link que parece ser interessante. Clicko para mandar abrir numa tab ou janela nova, e ele, em vez disso, dá-me uma mensagem qualquer imbecil, a dizer que dali não levo nada.
Tenho duas opções: ou escolho abrir na mesma janela, deixando para trás, o site que estava a visitar, ou escolho uma das artimanhas possíveis para abrir esse link noutra tab.
Como não sou muito de perder tempo com essas coisas, vou mais pela primeira opção. E quem é que fica a perder neste cenário? Não fui eu que acabei de mandar um visitante embora do meu site...
É que se ainda servisse para alguma coisa.. mas não serve! Se ir a um site, determinada a roubar conteúdo, não é a função de right-click do rato desactivada que me vai impedir..talvez impeça alguns, com menos conhecimentos na matéria..
A não ser que o autor do site tenha colocado uma parafernália de scripts que impeçam até printscreens e impressão..
Hoje em dia, já são poucos os sites que usam esse tipo de protecções, mas há uns anos atrás, durante alguma fase mais egoista da web, era bastante comum. Confesso que até eu cheguei a usar um desses javascripts num dos meus sites. Só que entretanto, um colega fez-me uma pequena demonstração de como aquela protecção era inútil, caso alguém quisesse mesmo copiar o conteúdo, haviam muitas formas de o fazer. Escusado dizer, que depois disso, fui ao código e apaguei aquilo tudo.. só adverti os visitantes, que caso quisessem usar aqueles textos, que primeiro obtivessem a minha autorização e mencionassem a fonte.
Mas se o conteúdo do vosso site é assim tão importante, e não querem mesmo que ele seja copiado de forma alguma, se o Creative Commons ou a SPA, e as marcas de água nas fotos não são suficientes, então arranjem um programinha como este ou este!