isacosta.net » the geek side
17.12.06
categorias: , ,
Este post era para ter sido um dos primeiros a ser publicados aqui, em Junho passado, mas não sei porque carga de água tem escapado..

Na altura que andávamos a planear a instalação eléctrica da nossa casa, sempre pensamos em arranjar maneira de meter som na cozinha, mas como não gostávamos nem queríamos gastar dinheiro nas soluções habituais de som ambiente, deixamos isso para segundas núpcias.
Quando a Apple, uns meses mais tarde, lançou o AirPort Express, com a função AirTunes, pareceu-nos de imediato uma boa solução, com o bónus de que era Apple!

Inicialmente, tínhamos um modem usb ligado ao PC, e este ligado ao iBook, por ethernet. Quando compramos o segundo mac (macbook pro) foi preciso outra maneira de partilhar internet. Então trocamos o modem usb pelo router adsl dos kits do Clix. Deixamos a coisa ligada por fios durante uns dias, mas vimo-nos desesperadamente necessitados de wireless (não gostamos de fios espalhados pela casa e com portáteis, o sofá é muito mais apelativo que a secretária).
Como andávamos de olho no tal Airport Express, decidimos encomendar um no Apple Center. Sim, encomendamos porque mais uma vez tivemos que esperar... por vezes adquirir material da Apple em Portugal revela-se uma missão impossível..

Em lugar de som para a cozinha, tornou-se no nosso método principal de distribuição de wireless pela casa.
É uma gadget muito jeitosa. É do tamanho do transformador do MBP (pequeno, portanto), tem três portas: uma porta ethernet 10/100, uma porta usb para partilha de uma impressora e o que o torna especial, o mini-jack de áudio (analógico e óptico) para ligarmos umas colunas, ou um amplificador. Em casa ou em viagem, o AirPort Express está sempre apto a resolver os problemas de partilha de internet ou de ficheiros, sejam macs ou PCs. Dá para ter até 10 máquinas ligadas em rede desta forma

AirTunes
É uma funcionalidade do AirPort Express que permite o streaming de músicas do iTunes para umas colunas, a partir de qualquer mac ou PC com ligação wireless. Qualquer pessoa que esteja ligada à rede e tenha iTunes instalado, pode mandar tocar música.
Podemos ter vários AirPort Express's espalhados pela casa e atribuir-lhes nomes (ex.: quarto, sala, cozinha, wc, etc) e no iTunes aparece automaticamente uma nova caixa que nos permite seleccionar a localização onde queremos que a nossa música seja tocada. Permite inclusive o controlo de volume à distância. É muito cómodo!
Existem também acessórios que fazem uso da porta usb do AirPort Express para servirem de controlo remoto para a função AirTunes

Neste momento, ainda só temos um, mas há planos para adquirirmos pelo menos mais um ou dois, para a cozinha e eventualmente, quarto ou wc :)
link do postPor Isa, às 16:08  comentar

 

Isa. Webdesigner, geek, apple fangirl assumida, necessita tanto de uma ligação à internet como do ar que respira. Adepta das novas tecnologias e sempre atenta às novidades!

online